Tags

O Dia 22 de Fevereiro

A passagem dos 110 anos de morte de Victor Meirelles, data reverenciada pelo museu através desta exposição, é oportuna para lembrar toda a trajetória do artista catarinense, desde a sua condição de aluno na Academia Imperial de Belas Artes até se tornar professor honorário da própria. Enseja ainda uma reflexão em torno de toda a sua obra, já que ao mesmo tempo em que se encerra o ciclo de sua vida, vida de dedicação à Arte, se iniciam os estudos sobre a sua obra, aflorando o seu talento e a sua dedicação, o que resultou mais tarde no seu reconhecimento como o maior pintor brasileiro do século 19.

Em trecho do livro catálogo 50 Anos do Museu Victor Meirelles podemos ler que “em 1903, doente e abandonado, Victor Meirelles não resiste e morre na manhã de 22 de fevereiro, um domingo de Carnaval, legando para o país uma das maiores obras pictóricas de que se tem conhecimento. Tinha então 71 anos. A viúva, Rosália, morreu ao final do mesmo ano.”

Mais do que lembrar e homenagear Victor Meirelles cabe ao museu que leva o seu nome a tarefa de preservar, pesquisar e divulgar a vida e a obra deste artista, de modo que o seu legado faça parte não só do nosso passado histórico, mas que tenha condições também de ser levado a fazer parte do futuro de todos nós.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Rua Victor Meirelles, 59
CEP: 88010-440 - Florianópolis - SC
Fone/Fax: (48) 3222-0692 - E-mail: mvm@museus.gov.br

Horário de Funcionamento:
De terça a sexta das 10:00 às 18:00.
Sábados das 10:00 às 14:00.